Unigranrio e Instituto Iguaçuano fazem parceria de ensino

A Unigranrio começa outra história de sucesso, em Nova Iguaçu, a partir da inauguração da Unidade Professor Leonardo Carielo de Almeida, dia 11 de setembro, às 10h, no mesmo endereço do Instituto Iguaçuano, à Rua Cel. Bernardino de Melo, 1.771, Centro. Essa universidade contabiliza sua história de 40 anos de ensino à do Instituto, com seus 66 anos dedicados às atividades educacionais. As relações com a educação são distintas em cada uma dessas instituições, mas ambas transitam por várias áreas do conhecimento, onde a soma dessas diversas experiências convergem para uma educação ampliada, do ensino fundamental ao ensino de pós-graduação. Informações: 0800 282 0007 ou www.unigranrio.br.

Solenidade de instalação da Unigranrio - Às 10h, haverá solenidade de instalação da Unigranrio; homenagem à funcionária mais antiga do Instituto Iguaçuano — Teresinha Fernandes de Almeida; inauguração da Biblioteca Elza da Silva Rodrigues de Almeida; apresentação do coral de ex-alunos do Instituto Iguaçuano, além de um coquetel, que será servido ao término dessa cerimônia.

Extensão e pós-graduação abrem agenda de cursos — As duas bandeiras de ensino asseguram educação sequenciada. Agora, além do êxito do Instituto Iguaçuano, que oferece ensino do jardim da infância ao ensino médio, a Unigranrio desembarca nesse mesmo endereço com seus cursos de extensão e de pós-graduação. A comunidade iguaçuana aguarda, com ansiedade, os cursos superiores de graduação e os de graduação tecnológica. Os cidadãos contarão com reforço de uma universidade que é reconhecida pelo MEC como a segunda melhor particular do estado e uma das principais do país.

Diretora prevê crescimento para as duas instituições — Para contar um pouco dessa parceria, entrevistamos a diretora do Instituto Iguaçuano Elizete da Silva de Almeida Alves (foto), que revela como a Unigranrio valorizará o ensino dessa região da Baixada Fluminense e quais as novas ferramentas adequadas ao cotidiano desse estabelecimento de ensino: ”Eu vejo com otimismo a presença da Unigranrio junto às instalações desse instituto, porque essas instituições desfrutam de respeito no quesito ensino de qualidade. Fiquei emocionada ao saber que meu pai foi homenageado pelo reitor Arody Herdy, que escolheu o nome dele para a nova unidade universitária. Por tudo o que a Unigranrio representa, vejo o futuro com ótimas perspectivas, para as duas instituições, nossos alunos e para o desenvolvimento de nossa região”, disse Elizete Alves.

Diretor ressalta importância do gerenciamento familiar — Por outro lado, o diretor do Instituto Iguaçuano Edilton da Silva de Almeida (foto) espera que a entrada da Unigranrio seja um cartão de visitas às famílias envolvidas na educação de alunos, principalmente em relação às demandas que surgem no cotidiano dessa grande cidade: “Recebo a Unigranrio, aqui em Nova Iguaçu, com imensa alegria, pelos seus princípios de formação, não só familiar, mas pela dedicação ao campo educacional, porque isso é importante para todos, visto que seu nome figura entre as melhores universidades brasileiras. Meu pai era muito amigo do fundador da Unigranrio, o saudoso professor José de Souza Herdy. Lembro que o reitor Arody Herdy e seu irmão Benjamim Herdy fizeram parte de nosso instituto, onde o primeiro foi aluno e o outro professor. Por outro lado, recordo do Benjamim, meu amigo e colega de turma no curso de Administração da antiga AFE. Esse laço de amizade reflete o sucesso dessa parceria, que está cercada de idealismo, seriedade e muito amor ao que produzimos em comum: educação. Nova Iguaçu ganha mais uma universidade, mas destaco que a Unigranrio chega a esta cidade, aqui pertinho de nós, com chancela do MEC e uma proximidade que dará mais qualidade de vida a todos cidadãos iguaçuanos”, conclui Edilton Almeida.

Professora é sinônimo de ensino de qualidade, há 64 anos — Teresinha Fernandes de Almeida é (foto) um exemplo claro de que trabalho é o segredo da longevidade. Se considerarmos a idade dessa professora, 79 anos, 64 dedicados ao Instituto Iguaçuano, vemos que a força que a mantém lúcida, e igualmente consciente de seus compromissos de coordenadora de ensino, tem um nome: amor à arte de ensinar. Nessa senhora de gestos rápidos, aposentadoria só mesmo para os métodos antigos, já que, segundo ela conta, “houve necessidade de se adaptar às mudanças sociais, porque durante muitos anos, não admitíamos que um aluno não tivesse os cabelos devidamente penteados, sapatos brilhando e o uniforme totalmente arrumado, além de excelente comportamento”.

Ex-alunos que brilharam nas telas e nos campos de futebol — Os olhos da diretora Elizete da Silva de Almeida Alves brilham na mesma intensidade que o de sua funcionária Teresinha, que a prefere chamar de “filha”. Pudera, dona Teresinha abandonou o giz e as salas de aula, mas ocupa papel de destaque na coordenação de ensino, numa ampla sala, onde em sua mesa podemos encontrar pastas, documentos e uma boa conversa sobre a história e os costumes do Instituto Iguaçuano. Enquanto converso com ela, entendo o motivo de tanto orgulho, já que muitos ex-alunos são destaque na profissão que escolheram. Nos fichários desse instituto, escolhemos, aleatoriamente, alguns iguaçuanos que brilharam no antigo Colégio. Vocês sabem quem é Crizam César de Oliveira Filho? Ele atende pelo apelido de Zinho; ídolo do Flamengo, do Palmeiras e da Seleção Brasileira de Futebol. Na segunda pesquisa que fizemos, apareceu Lizandra Souto (ex-atriz), esposa de Tande (ex-jogador de vôlei). Na lista de dona Teresinha, há ex-alunos espalhados por vários estados brasileiros, como juízes, políticos, diretores de empresas, de bancos, de instituições públicas e privadas.

Saudades da antiga disciplina — Teresinha de Almeida tem saudades de outras épocas, quando a disciplina era mais rígida: “A minha turma trazia no bolso uma flanela, utilizada para dar aquele brilho no sapato. Professor tem que ter postura dentro da sala de aula. Antigamente, as mulheres não trabalhavam tanto e podiam acompanhar a educação de seus filhos. Hoje, isso mudou…e muito. Vejo que as crianças ficam sob os cuidados de empregadas ou de outros familiares. A maioria das mães sai bem cedo para trabalhar e retornam bem tarde. Hoje, o colégio passa a lidar com a educação e a instrução dos menores. Os meus verdadeiros pais são os fundadores desse instituto de ensino: Leonardo Carielo de Almeida e Elza da Silva Rodrigues de Almeida. Apesar da idade, não estou tirando o lugar de ninguém, aqui na escola; também não quero trabalhar de bengalinha. Na verdade, não sei viver sem essa escola”, conclui a professora Teresinha.

Reitor Arody Herdy (foto) — O reconhecimento público das duas instituições de ensino é sinônimo de que o município de Nova Iguaçu contará com força extra na qualificação dos jovens que sonham com um futuro promissor. Para o reitor Arody Herdy, “a Unigranrio amplia horizontes para quem almeja uma carreira profissional repleta de êxito. O sonho de nossas famílias já foi concretizado e, temos orgulho de repassar conhecimento através de décadas, numa mesma região. O povo de Nova Iguaçu terá mais uma opção de ensino superior, sempre além da sala de aula”.

Segundo afirma o reitor Arody Herdy, a Unigranrio e o Instituto Iguaçuano estão abertos ao diálogo e ao exercício democrático que norteiam essas duas instituições, onde os alunos têm acesso à inovação, laboratórios, salas de aula, bibliotecas e toda infraestrutura disponível, em qualquer dos campi e unidades dessa Universidade.

19 Comentários

alisson porciuncula pimentel diz: 12 agosto 2012 - 17:54

fui aluno do IIE na década 80 e tenho muita saudade daquela época, pois aprendi muito e fico feliz de ver esta parceria dando certo.

Carlos Alberto mello Bernardo diz: 3 abril 2011 - 9:37

O grande diferencial dessa instituição (IIE) é que tudo que eles fazem, tem um foco muito bem definido. Tenho certeza que um novo marco se inicia com essa parceria no município. Parabéns a todos os envolvidos!

ana cristina diz: 5 março 2011 - 23:45

fiquei muito contente em saber desta parceria , pois tambem quero voltar a estudar o mais breve possivel
assim que tiver condições.

ana cristina

Alexandre Henrique F de F Junior diz: 22 setembro 2010 - 16:56

Fico muito contente em saber que a UNIGRANRIO junto com o IIE, irão formar uma equipe qualificada de ensino, sou ex-aluno, conheço todos os funcionários e sei da competência de cada um, por isso, estarei ano que vem voltando a pisar no IIE e iniciando uma nova etapa na UNIGRANRIO.

Simone Esperança diz: 16 setembro 2010 - 9:27

Estou muitíssimo feliz com essa notícia!! Toda minha família estudou do pré ao Ensino Médio,com suas devidas nomenclaturas da época,uma de minhas primas hoje é professora de Língua Portuguesa nesta escola maravilhosa. Pretendo concluir minha graduação nesta unidade, pois ambas instituições são bem conceituadas. Os iguaçuanos mereciam esta iniciativa há muito tempo!

veronica diz: 14 setembro 2010 - 16:38

Meu sonho é cursar Jornalismo e esta seria uma grande evolução para nós moradores da baixada se esta junção viesse junto com um dos cursos procuradíssimos e só temos variedade na Zona Sul

César Ferreira diz: 13 setembro 2010 - 15:55

Fui aluno do Instituto Iguaçuano de Ensino, na década de 70, e hoje trabalho na Unigranrio. Com satisfação, digo: todos certamente ganharão com essa parceria, principalmente o povo iguaçuano. Parabéns à todos e muito sucesso.

Leiliani Neres diz: 12 setembro 2010 - 15:46

A inaguração ontem foi muito boa!!! Me apresentei na dança para a abertura, juntamente com meus amigos estudantes da Área da educação Física. Todas as outras atividades elaboradas foram ótimas: Nutrição, Estética, Medicina, Fisioterapia e a nossa querida Educação Física…Gostei de tudo! Parabéns aos Professorandos, Professores,Diretores,etc. Sucesso nesta União!

ROSANA diz: 12 setembro 2010 - 12:50

PARABÉNS COLÉGIO IGUAÇUANO PELA PARCERIA COM A UNIGRANRIO, MINHA FILHA FAZ O PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E TOMARA QUE TENHA O CURSO DE JORNALISMO E BOAS INSTALAÇÓES PARA ESTE, SERIA MUITO LEGAL, PERTO DE CASA SEM TER QUE IR PARA O RIO, PORQUE FICARIA PREOCUPADA COM A VIOLÊNCIA DE HJ ELA TENDO QUE IR PARA ALGUMA FACULDADE NO RIO.

Lucia Helena Alves de Oliveira diz: 11 setembro 2010 - 22:36

Fui aluna do Iguaçuano das primeiras letras até a Universidade Federal. Hoje aos 51 anos curso outra graduação e fico feliz por essa grande parceria.Parabéns Nova Iguaçu. Sabemos que somente a educação é capaz de formar homens conscientes e politizados.É o que precisamos para mudar o cenário social e político do Brasil. É bom saber que temos em nosso município um espaço de formação capaz de conduzir a nossa sociedade para uma realidade mais digna.

Fernanda Martins diz: 11 setembro 2010 - 20:04

Parabenizo as duas instituições por essa brilhante ideia de oferecer a população iguaçuana ensino de qualidade. Sou acadêmica de enfermagem do campus caxias e moro em nova igaçu, com certeza minha pós farei aqui, bem pertinho de casa.

Ps. Bruno Lavra na solenidade de instalação da Unigranrio tivemos uma ação social, que por sinal foi uma experiência maravilhosa, bem pertinho tem um estacionamento enorme, que o preço é único, e bem mais barato do que pagamos em caxias. Que lá é um absurso, isso quando encontramos vaga.

Parabéns Unigranrio!!! Nós vamos além da sala de aula!!!

Michelle Nascimento diz: 11 setembro 2010 - 0:15

Gostaria de saber quais os cursos q ue vai oferecer?
e quando começa o vestibular

Luiz Geraldo de Souza Moura diz: 10 setembro 2010 - 11:52

Parabéns Unigranrio. Vamos além da sala de aula “!
Luiz Moura (Prof. Moura)

Rosana Medeiros diz: 9 setembro 2010 - 20:22

Sou moradora de Nova Iguaçu e estudante de Nutrição da Unigranrio (Caxias). Fiquei feliz com a parceria e espero futuramente que esse projeto também inclua cursos de graduação.

Adriana Fernandes de França diz: 9 setembro 2010 - 18:52

Fiquei muito feliz com essa parceria da unigranrio com o iguaçuano sou academica de enfermagem do campus caxias e moro em Nova Iguaçu sei que vai ser só sucesso.

Simone Raquel diz: 8 setembro 2010 - 20:34

Moro em Nova Iguaçu e estudo no Campus de Caxias. Foi uma excelente idéia trazer a Unigranrio para cá.
Desejo que em breve iniciem os cursos de graduação também…

Alexandre Louzada diz: 8 setembro 2010 - 12:18

Fui aluno do Instituto Iguaçuano e sou professor na Unigranrio. É muito bom saber dessa parceria que certamente dará muitos frutos.

Helena Bossi do Nascimento diz: 6 setembro 2010 - 17:44

Parabenizo as duas instituições de ensino por essa parceria.
O local é de fácil acesso, bem próximo da estação ferroviária, várias linhas de ônibus passam em frente ao Iguaçuano, além do que, fica localizado em pleno centro do município de Nova Iguaçú.
Desejo muito sucesso nessa união da Unigranrio e Instituto Iguaçuano.

Bruno Lavra diz: 2 setembro 2010 - 13:17

Muito bom saber que a Unigranrio veio para Nova Iguaçu, ocupar uma lacuna aberta a anos, quando moradores da região que buscavam ensino de qualidade tinham que ir para Duque de Caxias ou outras cidades vizinhas. Sinceramente, não tinha lugar melhor para a Unigranrio se instalar, o Instituto Iguaçuano está bem localizado e é referência no ensino da região de Nova Iguaçu. Eu estudei no Iguaçuano desde o jardim e hoje faço minha segunda graduação na Unigranrio(a primeira também foi lá) e vejo com bons olhos esta parceria. O grande questão é: Em Duque de Caxias é extremamente difícil estacionar seu carro perto da Unigranrio, na área onde está instalado o Instituto Iguaçuano será pior ainda…este sem dúvida, será o grande problema.

Deixe um comentário