Seminário sobre justiça ambiental, igualdade racial e educação

A Unigranrio e a UERJ promovem o “III Seminário de justiça ambiental, igualdade racial e educação”, dia 20 deste mês, às 10h, no auditório do campus I, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias. Dentre os palestrantes, destaque para o conferencista Robert Bullard, precursor do movimento por justiça ambiental nos EUA. Ele abordará o tema com as variáveis sobre etnia, movimentos sociais, riscos ambientais, reforço de políticas, leis e regulações ambientais. As consequências ambientais passam por diversos caminhos, mas, com certeza, temos a ferramenta necessária para s mudanças: diálogo. Entrada franca.

Mauro Guimarães (UFRRJ), Renato Émerson dos Santos (Uerj-FFP), Sebastião Fernandes Raulino (Feuduc/FAPP-BG) e José Geraldo da Rocha (Unigranrio) participam de mesa redonda, às 19 horas, no mesmo auditório da Unigranrio.

Afluentes da justiça – O principal objetivo desse encontro é promover alternativas que mudem o cenário de desigualdades ambientais e raciais, especialmente aquelas que impactam a vida da população da Baixada Fluminense. Alunos, professores da educação básica, universitários e seus respectivos professores, além de representantes do poder público estão convidados para esse debate, que visa a discutir as vulnerabilidades mais comuns no caminho da sustentabilidade ambiental, da educação e da igualdade racial.

A programação também abordará duas mesas redondas cujo objetivo é despertar a contribuição da plateia sobre justiça ambiental, igualdade racial e educação, numa perspectiva interdisciplinar. Os organizadores incluirão comunicações orais, exibição de pôsteres e oficinas com membros de movimentos sociais que atuam na Baixada Fluminense.

9h – Abertura do evento com o reitor da Unigranrio, Arody Herdy;

10h – Conferência de Robert Bullard, fundador e diretor do Centro de Pesquisa de Justiça Ambiental Clark Atlanta University. Ele é autor dos livros “Dumping in Dixie” e “Just Sustainnabilities: Development in an Unequal World”;

14h – Comunicações orais;

16h – Oficinas;

19h – Mesa redonda “Igualdade racial, justiça ambiental e educação: fundamentos para a ação interdisciplinar”, por Mauro Guimarães (UFRRJ), Renato Émerson dos Santos (Uerj-FFP), Sebastião Fernandes Raulino (Feuduc/FAPP-BG) e José Geraldo da Rocha (Unigranrio).

O Seminário é uma parceria da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades e do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. O evento ainda conta com apoio do Mestrado em Letras e Ciências Humanas e do Mestrado de Educação da Unigranrio. O grupo de pesquisa do CNPq Relações Raciais e Desigualdades Sociais também está integrado a esse Seminário.